Unidade IV - Atividade 4.6
Conceitos - Currículo e Tics
Currículo é um conjunto de ações desenvolvidas no âmbito escolar; que vão desde a distribuição por disciplinas, até as ações pedagógicas inseridas no projeto educacional da unidade escolar, O currículo formal [baseia-se] em um conjunto de objetivos e resultados previstos. O informal ou currículo oculto [diz respeito] à aprendizagem não planejada que ocorre nas salas de aula, nos espaços da escola ou quando os estudantes interagem com ou sem a presença do professor (a).
O Currículo no conceito educacional tem finalidade abranger os conceitos de estudo e programas de ensino, onde os mesmos buscam a melhor a melhor aprendizagem dos alunos. Acompanhando o processo ensino aprendizagem inserindo na realidade sócio cultural a sua turma. A integração das tecnologias no âmbito escolar gera novos modos de agir, expressar o pensamento e se relacionar com o mundo, assim proporciona uma nova relação com o saber, outras formas de interação entre professores e alunos, ou seja, uma nova forma de integração do professor na organização escolar e na comunidade profissional. A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.
Vivemos na era da tecnologia e da informação e seria bastante redutor não reestruturar os atuais currículos com a inclusão das TIC bem como a sua inclusão nas práticas de um professor, independentemente da disciplina que leciona. O uso das novas tecnologias no ensino pode ter diversas finalidades, mas o foco é a aprendizagem do aluno, valorizando o aprender em geral e não o aprender das TIC em particular. Penso que com a introdução das TIC seria necessário reformular os atuais currículos, na medida em que se passaria a enaltecer as aprendizagens significativas e não as memorísticas; os processos que decorreram para a obtenção do conhecimento e não o resultado. A introdução das TIC implicaria uma transformação nas metodologias de ensino, com o objetivo, fazer com que o aprendiz aprenda, motivando-o para aprender.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário