Unidade II – Atividade 2.4
Escola Municipal Guarujá
Tema: Relações Raciais
Título: Negros e a Cultura Afro Brasileira
Nível De Ensino: Ensino Fundamental
Professoras Envolvidas: Dirce Bitdinger, Marislei Carias, Aparecida Silvana da Silva.
Objetivo Geral:
• Conscientizar os alunos sobre a importância de valorizar e respeitar a cultura Afro brasileira e suas culturas na diversidade humana.
Objetivos Específicos:
• Desenvolver o respeito e a valorização pela cultura Afro brasileira.
Conteúdo:
• Relações Raciais.
Justificativa:
Essa aula foi desenvolvida com os alunos e 1º, 3º e 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Guarujá, no intuito de conscientizar os alunos quanto à importância do preconceito racial, os valores e as diferentes culturas Afro Brasileiras na escola e perante a sociedade. Onde os alunos irão realizar atividades de leitura e assistiram vídeos no youtube sobre o tema abordado, em seguida retornaram para sala de aula para dar inicio as atividades através de produção de texto escrito e ilustração com desenhos.
Metodologia:
• Conversa e debate na sala de aula relacionada ao tema.
• Atividades de leitura e vídeo “youtube” no Laboratório de Informática, sobre as diferentes culturas Afro Brasileiras e a dança da capoeira.
• Roda de diálogo relacionada ao que leram e assistiram no vídeo.
• Atividades de produção de texto e ilustração do tema abordado.
• Leitura individual das atividades desenvolvidas na sala de aula.
• Encerramento da aula com apresentação de dança da capoeira com os alunos do grupo Berimbau Brasil.
Sugestões de Aulas:
Além de Relações Humanas podemos trabalhar as disciplinas:
História “A história do negro no Brasil”
Artes “Pintura de alguns personagens de lendas ou textos trabalhados”
Português “Produções de textos sobre livros e vídeos estudados relatando o que aprendeu.
Recursos:
Laboratório de informática, vídeo no youtube com leitura, lápis, borracha, lápis de cor, folha A4, som com cd, máquina digital.
Avaliação:
A avaliação será realizada através da apreciação das histórias lidas e assistidas e a verificação da compreensão, o desenvolvimento e o desempenho das atividades realizadas pelos alunos, tanto dentro de sala de aula quanto o interesse dos mesmos ao abordar sobre o tema no laboratório de informática. Também será avaliado se o aluno conseguiu compreender e valorizar o assunto abordado.
D:\Meus Documentos\Leitura Menina Bonita do Laço de Fita.docx
D:\Meus Documentos\Leitura Negrinho do Pastoreiro.docx
Trabalhando Artes sobre o texto “Negrinho do Pastoreiro”
C:\Documents and Settings\Admin\Desktop\História da capoeira.doc
Vídeo, menina bonita do laço de fita
http://www.youtube.com/watch?v=9y9p
Melhor Video de Capoeira
http://www.youtube.com/watch?v=iAes5SVj_Fg
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário