segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011



ATIVIDADE 3.3

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Plano de aula


Turma: 3º Ano U

Professora: Dirce Bitdinger e Lilian Maria Rodrigues

Duração da aula: 2 horas


Objetivos

  • Conscientizar sobre os prejuízos, que o desperdício da água causa para o meio ambiente e para os seres humanos.

  • Listar situações em seu cotidiano em que observa desperdício de água e o que pode ser feito para mudá-las.

  • Trabalhar o gênero história em quadrinhos.



Conteúdo

Água – Conscientização sobre o desperdício



Desenvolvimento

Visto que o conteúdo “Água”, já foi trabalhado com os alunos em outros momentos, retomar o assunto, focando no desperdício da água e em dicas para evitar o mesmo.

Primeiro será entregue o texto “Dez mandamentos para cuidar da água”, fazer a leitura com os alunos e discutir cada dica. Em seguida propor aos alunos a montagem de um livro com atividades realizadas por eles envolvendo o assunto. Nesse momento dividir a sala em grupos que irão desenvolver atividades diferenciadas como, produção a partir de gravuras sobre como economizar água, preencher com a escrita, balões de história em quadrinhos, que representam o conteúdo trabalhado.


Recursos didáticos

Pesquisa em laboratório de informática e folhas impressas.


Avaliação

Durante a realização das atividades, observar se os alunos compreenderam a importância de preservar e economizar a água e o desempenho dos alunos na produção das atividades propostas.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tividade 3.2

ATIVIDADE 3.2

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETO

CURSISTA: DIRCEBITDINGER

TRABALHO EM EQUIPE

Eu analisei o livro de “De Olho No Piolho”. O livro foi elaborado com figuras e escrita, ao qual as colegas falaram um pouco sobre a preocupação que os pais e professores tem em questão ao piolho na escola. Com certeza essa é uma questão preocupante, pois se trata de uma questão que gera desconforto nas crianças e apesar de todo ele se prolifera muito rapidamente, e é por essa que questão que se faz necessário um trabalho de conscientização tanto com as famílias quantos com os próprios alunos, já que esse é um problemas que atinge muitas crianças principalmente nas escolas. Sem falar que ele causa uma coceira terrível na cabeça. Sem sombra de dúvida esse trabalho ficou muito bem elaborado e muito bem especificado.

domingo, 30 de outubro de 2011







Relações Raciais – Módulo XI
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, sobre a coordenação da professora: Dirce na disciplina de Relações Humanas. Primeiramente iniciamos a aula falando um pouco sobre os conteúdos de Relações Raciais trabalhados durante todo ano letivo de 2011, ao qual trabalhamos no decorrer do curso em que os alunos também sempre estiveram envolvidos, pois as atividades sobre eram realizadas com os mesmos, quanto à questão da valorização das diferentes raças, cor, religião e culturas. Cada aluno falou um pouco do que aprendeu em seguida escrevi no quadro um título sobre o qual os alunos fizeram uma produção de texto. Os textos que os alunos fizeram foram muito interessantes, pois eles falaram um pouco da importância do negro na sociedade, nas escolas e no mundo em que estão inseridos. Cada um de acordo com sua criatividade soube se expressar muito bem falou sobre o respeito que temos que ter uns com os outro não importando de que raça seja que todos têm o seu valor.

domingo, 23 de outubro de 2011

Atividades Módulo X - Relações Raciais

Relações Raciais - Módulo X



RELAÇÕES RACIAIS – MÓDULO X
AS DIVERSIDADES RACIAIS NO COTIDIANO DA ESCOLA
Essa aula foi desenvolvida com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de História sobre a coordenação da professora: Dirce Bitdinger.Primeiramente introduzi minha aula falando sobre o assunto, “As Diversidades Raciais no Cotidiano Escolar”, logo em seguida formamos uma roda de conversa para que juntos os alunos falassem sobre as diversidades raciais inseridas no cotidiano escolar, também falamos um pouco sobre a discriminação e a violência racial que infelizmente ainda acontece nas escolas por causa das diferenças de raça, cor, religião. Cada aluno falou um pouco sobre sua cor, sua origem e sua relação com os demais colegas da escola, em seguida fomos para o laboratório de informática para que juntos pudessem pesquisar mais sobre o assunto, ao retornar para a sala de aula confeccionamos um cartaz sobre as diferenças de cor e raça na sala de aula, cada aluno fez o seu corpo e colou sua própria caricatura. Percebi o quanto é importante essa integração na sala de aula, e trabalhar as diferenças raciais no cotidiano escolar fez com que os alunos reparem uns nos outros e percebam o quanto são importantes, e para os alunos essa diferença de cor e de raça não tem tido nenhuma repercussão entre eles, os mesmo tem o conhecimento sobre o assunto e se respeitam.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ATIVIDADE 2.1 - TROCA DE EXPERIÊNCIA

ATIVIDADE 2.1

TROCA DE EXPERIÊNCIA

REFLEXÃO DO PROJETO HORTA ESCOLAR

CURSISTA: DIRCE BITDINGER

A elaboração desse projeto visou volorizar a importância da alimentação saudável, bem como também enriquecer a merenda o lanche da escola. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos do primeiro e segundo ciclo juntamente com a equipe escolar estiveram envolvidos, e se empenharam o máximo para que a realização do projeto obtivesse um bom resultado. Os alunos juntamente com a equipe da escola trabalharam desde a preparação do solo, plantio das sementes, até a colheita, a qual foi realizada pelos próprios alunos.

Durante o desenvolvimento do projeto os alunos trabalharam sempre unidos e se empenharam com muito entusiasmo e alegria pois eles sabiam que o que eles estavam fazendo era em beneficio deles próprios, pois além deles estarem aprendendo como se cultiva uma horta, as verduras ali cultivadas trariam muitos benifícios a eles mesmo com o enricimento da merenda da escola.

O resultado do projeto foi muito bom, pois além das verduras estarem fazendo parte da alimentação da escola, os alunos também tiveram a oportunidade de levar as verduras para suas casa.

O principal objetivo foi alcançado, que é de concientizar os alunos e as famílias quanto a alimentação saúdavel

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Unidade II - Atividade 2.5 Pitec

ATIVIDADE 2.5

CURSISTA: DIRCE BITDINGER

REFLEXÃO

Participar deste curso Pitec de 40hs me fez repensar um pouco mais na minha didática e veio de encontro com o que realmente nós enquanto professores estamos precisando para que possamos nos posicionarmos melhor enquanto ser pensante.

A unidade I fala sobre projetos , algo que se torna impossível fazer algo na vida sem um projeto tanto na vida profissional quanto pessoal. Em nossa escola trabalhamos o projeto horta, projeto leitura, relações raciais tudo voltado para o currículo da escola e que vem dando muito certo pois envolve tanto os alunos como também toda a equipe escolar. O projeto horta escolar foi muito bem aceito pelos alunos, pois os mesmos se empenharam o máximo, sem falar que melhorou muito o olhar dos alunos quanto a alimentação saudável.

Já a unidade II vem falando das tecnologias no currículo escolar. Trabalhar com as tecnologias dentro do currículo escolar está sendo de muita valia para mim enquanto educadora, pois me proporcionou um melhor entendimento de como realmente devo me posicionar perante a realidade em que se encontra nossas escolas. Também desenvolvi um projeto leitura através de histórias em quadrinhos baseado também no currículo escolar e voltado também para o uso das tecnologias que nos dias de hoje se fazem presentes e se tornou uma ferramenta indispensável para o nosso crescimento pessoal e profissional. Hoje tudo se tornou mais prático, e porque não dizer mais rápido com a chegada das tecnologias. Se nós enquanto educadores não voltarmos o nosso olhar para nos dias de hoje nada mais se é possível realizar sem as tecnologias, elas estão presentes em nossa vida, no nosso dia- a- dia. Temos que voltar o nosso olhar para a realidade dos nossos alunos, dar oportunidade para que eles exponham suas idéias, instigá-los a se tornarem cidadãos críticos, e isso só se torna possível se levarmos nossos alunos para o mundo da pesquisa, ou seja para a era digital.

No Eixo III foram desenvolvidas atividades de troca de experiências, as quais foram desenvolvidas em grupo, quanto ao processo de socialização dos projetos, tecnologias e currículo. Também desenvolvemos um Mapa Conceitual fando sobre o projeto Horta que desenvolvemos na escola com os alunos e confeccão de um livro sobre a importância da água no planeta. Essas atividades como o curso ao todo foram de grande importância, pois me proporcionou um aprendizado significativo que veio a soma e enriqucer na prática do do dia-a-dia na sala de aula. Como também me fez voltar o meu olhar quanto a importância do meu fazer pedagógico e valorizar e trabalhar com objetivos reais tanto em sala de aula quanto no meu projeto pessoal, em qualquer circunstancia temos que estar preparados para desenvolver atividades e projetos que instigam os nossos alunos.


Unidade II - Atividade 2.4 Pitec

ATIVIDADE 2.4

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

CURSISTA: DIRCE BITDINGER

UMA NOVA CULTURA DE APRENDIZAGEM

Sem sombra de dúvida, nos dias de hoje o professor precisa estar preparado para encarar os desafios que as novas tecnologias nos oferecem, e como nosso objetivo deve estar sempre voltado para o aprendizado dos nossos alunos, estar inovando e mudando nossa postura perante a nossa maneira de ensinar. O uso das tecnologias se tornou um fator indispensável em plena era digital, se não nos empenharmos para aprender a cada dia mais, com certeza os alunos é quem darão um show em nós professores. Com certeza não estamos prontos para a cultura digital, mas estamos procurando nos aperfeiçoar a cada dia através dos cursos das tics que nos são oferecidos, afinal nossos alunos já estão em plena era digital, e já e visto que os recursos tecnológicos vêm ocupando cada vez mais espaço na sociedade e no mundo nos dias de hoje.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atividade 2.2 Pitc

ATIVIDADE 2.2
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
CURSISTA: DIRCE BITDINGER
REFLEXÃO

As atividades foram desenvolvidas com os alunos do terceiro ano em forma de histórias em quadrinhos, enquanto os alunos estavam pesquisando na internet, pude perceber o quanto os mesmos estavam entusiasmados com as pesquisas, e o mesmo aconteceu com as leituras de gibis e livros didáticos, percebi o quanto é importante trabalhar com os alunos as atividades tanto em sala de aula, quanto usar as tecnologias para desenvolver uma aula, a aula se torna mais prazerosa e interessante, pois os mesmos têm a oportunidades de descobrir novas possibilidades de interagir e com as pesquisas e com a aula se torna mais interessante e produtiva. Para mim sem duvida os alunos aprendem muito mais quando oferecemos a eles diversas formas de aprendizagem.
Percebi apenas que dois alunos que ainda não tem o domínio total apresentaram um pouco mais de dificuldades em realizar as atividades de leitura e produção das histórias em quadrinhos, já que ao abordar o assunto sobre histórias em quadrinhos e depois de muitas leituras de variadas formas já na sala de aula, os alunos recontaram o que leram e pesquisaram em forma de produção de histórias em quadrinhos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Atividade 2.2 Plano de Aula Pitec

UNIDADE II ATIVIDADE 2.2 PITEC.

PLANO DE AULA

TEMA: Histórias em Quadrinhos

PROFESSOR: Dirce Bitdinger

DISCIPLINA: Português

TURMA: 3º Ano do Ensino Fundamental

DURAÇÂO: 4 aulas.

ü OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um trabalho de linguagem, que leve o aluno a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante através do uso funcional da linguagem das histórias em quadrinhos.

ü OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Despertar nos alunos o gosto pela leitura, através do contato com histórias em quadrinhos.

· Ler e interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.

· Levar o aluno a pesquisar e interagir com as histórias em quadrinho no laboratório de informática.

ü JUSTIFICATIVA:

Essa aula será desenvolvida no intuito de conscientizar os alunos, quanto importância de trabalhar e conhecer histórias em quadrinhos, através da leitura, pesquisa e produção textos e ilustração. Através do mundo mágico das histórias em quadrinhos os mesmos estarão interagindo com os personagens que fazem parte das historias. Isso lhes proporcionará momentos de prazer e gosto pela leitura, produção e interpretação das histórias em quadrinhos.

ü Procedimentos metodológicos:

· Levar os alunos para o laboratório de informática para pesquisar os diversos tipos de histórias em quadrinhos.

· Levantamento do conhecimento prévio (roda de conversa);

· Leitura em voz alta de texto gibi lido pelos alunos e pela professora;

· Ordenação dos quadrinhos seguindo a seqüência temporal dos fatos;

· Releitura compartilhada estabelecendo a relação entre o texto escrito e as ilustrações dos quadrinhos;

· Pesquisa de histórias em quadrinhos ou tirinhas em jornais, livros, revistas, internet etc.

· Exploração dos diferentes tipos de balões encontrados, levando a turma a antecipar as suas finalidades e seus significados;

· Construção coletiva do conceito de balões de fala, pensamento e grito;

· Criação de história em quadrinhos apresentando os elementos verbais e não verbais;

· Elaboração de história em quadrinhos, ilustrando e introduzindo a fala dos personagens e.

· Assistir filme no data show, baseado nas histórias em quadrinhos.

ü Recursos utilizados:

· Data show.

· Laboratório de informático.

· Gibis.

· Câmera digital.

· Lápis, lápis de cor, borracha, papel A4.

· Avaliação:

A avaliação será realizada através da apreciação das histórias lidas, assistidas e produzidas. A verificação da compreensão, o desenvolvimento e o desempenho das atividades realizadas pelos alunos, tanto dentro de sala de aula quanto o interesse dos mesmos ao abordar sobre o tema no laboratório de informática. Também serão avaliados, se o aluno conseguiu compreender e valorizar o assunto abordado.

História da Mônica:

O link está disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/turma.htm>.

UnidadeII - Atividade 2.3 Pitec

ATIVIDADE 2.3

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ANÁLISE E REGISTRO DO PROJETO NA AÇÃO

Horta Escolar

Escola Municipal Guarujá

Professores: Adriana Gaviraghi Tibola, Aparecida Silvana da Silva, Dirce Bitdinger e Silvia de Almeida Silva.

Disciplina: Interdisciplinar

Turma: 1º ciclo

Duração: Ano letivo de 2011

1- Tema

O projeto Horta Escolar está sendo trabalhado com os alunos do 1° ciclo com diversas atividades relacionadas ao tema, como, pesquisa de como preparar receitas com as hortaliças, semeadura, plantio, depois acompanhamento do processo de germinação e irrigação. Paralelo a esse intervalo entre o plantio e a colheita, estão sendo trabalhados conteúdos como alimentação saudável, partes da planta, classificação das plantas, cálculos matemáticos, produção de texto e ilustrações.

2- Disciplinas

Este projeto está sendo trabalhado de forma interdisciplinar, mas o foco maior está nas disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa. O projeto foi incorporado ao PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo), pois foram buscadas diversas informações sobre o projeto através de recursos tecnológicos, como laboratório de informática e multimídias.

3- Objetivos

O objetivo principal do projeto, que é proporcionar uma alimentação saudável e colorida, vem sendo alcançado, já que algumas hortaliças estão sendo colhidas e inseridas no lanche dos alunos. Quanto ao processo de cooperação no manuseio da horta, este também está atingindo, pois todos os funcionários da escola estão envolvidos e os professores se organizaram de forma que cada ciclo ficasse responsável por determinadas etapas do projeto e depois todas as turmas participassem do manuseio e cuidados com a horta.

4- Ações

Todas as ações previstas estão sendo alcançadas, sendo destacada a estratégia de envolver cada turma em uma parte do processo de desenvolvimento do projeto, o que fez com que todos os alunos se sentissem envolvidos e responsáveis pela horta.

Quanto aos recursos, todos eles foram utilizados, sendo que a escola conta com um laboratório de informática e outros recursos de multimídias, os quais foram previstos para apoiarem as ações de realização do projeto. Estas tecnologias tiveram um papel importante no desenvolvimento do projeto, pois a cada passo do processo, os alunos eram levados ao laboratório para adquirir novos conhecimentos.

A integração dessas tecnologias ao desenvolvimento do PITEC e sua realização, aconteceu de forma satisfatória, pois os professores já têm um conhecimento de como utilizar essas tecnologias, visto que a maioria vem de uma trajetória contínua de cursos de formação tecnológica.

5- Atitudes

No decorrer do projeto valores como o trabalho de cultivo da terra, destacando a importância da agricultura para o nosso sustento e do uso correto da terra como fonte de produção, foram bastante trabalhados e também a cooperação foi uma atitude presente no decorrer de todo o processo.

6- Resultados

Os principais resultados esperados já foram alcançados. Desde o início do desenvolvimento do projeto já foram alcançados, visto que os alunos através da introdução dos alimentos produzidos na horta escolar estão aperfeiçoando os hábitos alimentares e conhecendo a importância de uma alimentação saudável, e durante o desenvolvimento das atividades todos se envolveram nos cuidados com a horta.