quarta-feira, 28 de setembro de 2011

UnidadeII - Atividade 2.3 Pitec

ATIVIDADE 2.3

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ANÁLISE E REGISTRO DO PROJETO NA AÇÃO

Horta Escolar

Escola Municipal Guarujá

Professores: Adriana Gaviraghi Tibola, Aparecida Silvana da Silva, Dirce Bitdinger e Silvia de Almeida Silva.

Disciplina: Interdisciplinar

Turma: 1º ciclo

Duração: Ano letivo de 2011

1- Tema

O projeto Horta Escolar está sendo trabalhado com os alunos do 1° ciclo com diversas atividades relacionadas ao tema, como, pesquisa de como preparar receitas com as hortaliças, semeadura, plantio, depois acompanhamento do processo de germinação e irrigação. Paralelo a esse intervalo entre o plantio e a colheita, estão sendo trabalhados conteúdos como alimentação saudável, partes da planta, classificação das plantas, cálculos matemáticos, produção de texto e ilustrações.

2- Disciplinas

Este projeto está sendo trabalhado de forma interdisciplinar, mas o foco maior está nas disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa. O projeto foi incorporado ao PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo), pois foram buscadas diversas informações sobre o projeto através de recursos tecnológicos, como laboratório de informática e multimídias.

3- Objetivos

O objetivo principal do projeto, que é proporcionar uma alimentação saudável e colorida, vem sendo alcançado, já que algumas hortaliças estão sendo colhidas e inseridas no lanche dos alunos. Quanto ao processo de cooperação no manuseio da horta, este também está atingindo, pois todos os funcionários da escola estão envolvidos e os professores se organizaram de forma que cada ciclo ficasse responsável por determinadas etapas do projeto e depois todas as turmas participassem do manuseio e cuidados com a horta.

4- Ações

Todas as ações previstas estão sendo alcançadas, sendo destacada a estratégia de envolver cada turma em uma parte do processo de desenvolvimento do projeto, o que fez com que todos os alunos se sentissem envolvidos e responsáveis pela horta.

Quanto aos recursos, todos eles foram utilizados, sendo que a escola conta com um laboratório de informática e outros recursos de multimídias, os quais foram previstos para apoiarem as ações de realização do projeto. Estas tecnologias tiveram um papel importante no desenvolvimento do projeto, pois a cada passo do processo, os alunos eram levados ao laboratório para adquirir novos conhecimentos.

A integração dessas tecnologias ao desenvolvimento do PITEC e sua realização, aconteceu de forma satisfatória, pois os professores já têm um conhecimento de como utilizar essas tecnologias, visto que a maioria vem de uma trajetória contínua de cursos de formação tecnológica.

5- Atitudes

No decorrer do projeto valores como o trabalho de cultivo da terra, destacando a importância da agricultura para o nosso sustento e do uso correto da terra como fonte de produção, foram bastante trabalhados e também a cooperação foi uma atitude presente no decorrer de todo o processo.

6- Resultados

Os principais resultados esperados já foram alcançados. Desde o início do desenvolvimento do projeto já foram alcançados, visto que os alunos através da introdução dos alimentos produzidos na horta escolar estão aperfeiçoando os hábitos alimentares e conhecendo a importância de uma alimentação saudável, e durante o desenvolvimento das atividades todos se envolveram nos cuidados com a horta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário