quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Atividade 2.2 Plano de Aula Pitec

UNIDADE II ATIVIDADE 2.2 PITEC.

PLANO DE AULA

TEMA: Histórias em Quadrinhos

PROFESSOR: Dirce Bitdinger

DISCIPLINA: Português

TURMA: 3º Ano do Ensino Fundamental

DURAÇÂO: 4 aulas.

ü OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um trabalho de linguagem, que leve o aluno a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante através do uso funcional da linguagem das histórias em quadrinhos.

ü OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Despertar nos alunos o gosto pela leitura, através do contato com histórias em quadrinhos.

· Ler e interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.

· Levar o aluno a pesquisar e interagir com as histórias em quadrinho no laboratório de informática.

ü JUSTIFICATIVA:

Essa aula será desenvolvida no intuito de conscientizar os alunos, quanto importância de trabalhar e conhecer histórias em quadrinhos, através da leitura, pesquisa e produção textos e ilustração. Através do mundo mágico das histórias em quadrinhos os mesmos estarão interagindo com os personagens que fazem parte das historias. Isso lhes proporcionará momentos de prazer e gosto pela leitura, produção e interpretação das histórias em quadrinhos.

ü Procedimentos metodológicos:

· Levar os alunos para o laboratório de informática para pesquisar os diversos tipos de histórias em quadrinhos.

· Levantamento do conhecimento prévio (roda de conversa);

· Leitura em voz alta de texto gibi lido pelos alunos e pela professora;

· Ordenação dos quadrinhos seguindo a seqüência temporal dos fatos;

· Releitura compartilhada estabelecendo a relação entre o texto escrito e as ilustrações dos quadrinhos;

· Pesquisa de histórias em quadrinhos ou tirinhas em jornais, livros, revistas, internet etc.

· Exploração dos diferentes tipos de balões encontrados, levando a turma a antecipar as suas finalidades e seus significados;

· Construção coletiva do conceito de balões de fala, pensamento e grito;

· Criação de história em quadrinhos apresentando os elementos verbais e não verbais;

· Elaboração de história em quadrinhos, ilustrando e introduzindo a fala dos personagens e.

· Assistir filme no data show, baseado nas histórias em quadrinhos.

ü Recursos utilizados:

· Data show.

· Laboratório de informático.

· Gibis.

· Câmera digital.

· Lápis, lápis de cor, borracha, papel A4.

· Avaliação:

A avaliação será realizada através da apreciação das histórias lidas, assistidas e produzidas. A verificação da compreensão, o desenvolvimento e o desempenho das atividades realizadas pelos alunos, tanto dentro de sala de aula quanto o interesse dos mesmos ao abordar sobre o tema no laboratório de informática. Também serão avaliados, se o aluno conseguiu compreender e valorizar o assunto abordado.

História da Mônica:

O link está disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/turma.htm>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário