UNIDADE II ATIVIDADE 2.2 PITEC.
PLANO DE AULA
TEMA: Histórias em Quadrinhos
PROFESSOR: Dirce Bitdinger
DISCIPLINA: Português
TURMA: 3º Ano do Ensino Fundamental
DURAÇÂO: 4 aulas.
ü OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho de linguagem, que leve o aluno a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante através do uso funcional da linguagem das histórias em quadrinhos.
ü OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Despertar nos alunos o gosto pela leitura, através do contato com histórias em quadrinhos.
· Ler e interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
· Levar o aluno a pesquisar e interagir com as histórias em quadrinho no laboratório de informática.
ü JUSTIFICATIVA:
Essa aula será desenvolvida no intuito de conscientizar os alunos, quanto importância de trabalhar e conhecer histórias em quadrinhos, através da leitura, pesquisa e produção textos e ilustração. Através do mundo mágico das histórias em quadrinhos os mesmos estarão interagindo com os personagens que fazem parte das historias. Isso lhes proporcionará momentos de prazer e gosto pela leitura, produção e interpretação das histórias em quadrinhos.
ü Procedimentos metodológicos:
· Levar os alunos para o laboratório de informática para pesquisar os diversos tipos de histórias em quadrinhos.
· Levantamento do conhecimento prévio (roda de conversa);
· Leitura em voz alta de texto gibi lido pelos alunos e pela professora;
· Ordenação dos quadrinhos seguindo a seqüência temporal dos fatos;
· Releitura compartilhada estabelecendo a relação entre o texto escrito e as ilustrações dos quadrinhos;
· Pesquisa de histórias em quadrinhos ou tirinhas em jornais, livros, revistas, internet etc.
· Exploração dos diferentes tipos de balões encontrados, levando a turma a antecipar as suas finalidades e seus significados;
· Construção coletiva do conceito de balões de fala, pensamento e grito;
· Criação de história em quadrinhos apresentando os elementos verbais e não verbais;
· Elaboração de história em quadrinhos, ilustrando e introduzindo a fala dos personagens e.
· Assistir filme no data show, baseado nas histórias em quadrinhos.
ü Recursos utilizados:
· Data show.
· Laboratório de informático.
· Gibis.
· Câmera digital.
· Lápis, lápis de cor, borracha, papel A4.
· Avaliação:
A avaliação será realizada através da apreciação das histórias lidas, assistidas e produzidas. A verificação da compreensão, o desenvolvimento e o desempenho das atividades realizadas pelos alunos, tanto dentro de sala de aula quanto o interesse dos mesmos ao abordar sobre o tema no laboratório de informática. Também serão avaliados, se o aluno conseguiu compreender e valorizar o assunto abordado.
História da Mônica:
O link está disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/turma.htm>.



Nenhum comentário:
Postar um comentário