quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Unidade II - Atividade 2.5 Pitec

ATIVIDADE 2.5

CURSISTA: DIRCE BITDINGER

REFLEXÃO

Participar deste curso Pitec de 40hs me fez repensar um pouco mais na minha didática e veio de encontro com o que realmente nós enquanto professores estamos precisando para que possamos nos posicionarmos melhor enquanto ser pensante.

A unidade I fala sobre projetos , algo que se torna impossível fazer algo na vida sem um projeto tanto na vida profissional quanto pessoal. Em nossa escola trabalhamos o projeto horta, projeto leitura, relações raciais tudo voltado para o currículo da escola e que vem dando muito certo pois envolve tanto os alunos como também toda a equipe escolar. O projeto horta escolar foi muito bem aceito pelos alunos, pois os mesmos se empenharam o máximo, sem falar que melhorou muito o olhar dos alunos quanto a alimentação saudável.

Já a unidade II vem falando das tecnologias no currículo escolar. Trabalhar com as tecnologias dentro do currículo escolar está sendo de muita valia para mim enquanto educadora, pois me proporcionou um melhor entendimento de como realmente devo me posicionar perante a realidade em que se encontra nossas escolas. Também desenvolvi um projeto leitura através de histórias em quadrinhos baseado também no currículo escolar e voltado também para o uso das tecnologias que nos dias de hoje se fazem presentes e se tornou uma ferramenta indispensável para o nosso crescimento pessoal e profissional. Hoje tudo se tornou mais prático, e porque não dizer mais rápido com a chegada das tecnologias. Se nós enquanto educadores não voltarmos o nosso olhar para nos dias de hoje nada mais se é possível realizar sem as tecnologias, elas estão presentes em nossa vida, no nosso dia- a- dia. Temos que voltar o nosso olhar para a realidade dos nossos alunos, dar oportunidade para que eles exponham suas idéias, instigá-los a se tornarem cidadãos críticos, e isso só se torna possível se levarmos nossos alunos para o mundo da pesquisa, ou seja para a era digital.

No Eixo III foram desenvolvidas atividades de troca de experiências, as quais foram desenvolvidas em grupo, quanto ao processo de socialização dos projetos, tecnologias e currículo. Também desenvolvemos um Mapa Conceitual fando sobre o projeto Horta que desenvolvemos na escola com os alunos e confeccão de um livro sobre a importância da água no planeta. Essas atividades como o curso ao todo foram de grande importância, pois me proporcionou um aprendizado significativo que veio a soma e enriqucer na prática do do dia-a-dia na sala de aula. Como também me fez voltar o meu olhar quanto a importância do meu fazer pedagógico e valorizar e trabalhar com objetivos reais tanto em sala de aula quanto no meu projeto pessoal, em qualquer circunstancia temos que estar preparados para desenvolver atividades e projetos que instigam os nossos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário