quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atividade 2.2 Pitc

ATIVIDADE 2.2
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
CURSISTA: DIRCE BITDINGER
REFLEXÃO

As atividades foram desenvolvidas com os alunos do terceiro ano em forma de histórias em quadrinhos, enquanto os alunos estavam pesquisando na internet, pude perceber o quanto os mesmos estavam entusiasmados com as pesquisas, e o mesmo aconteceu com as leituras de gibis e livros didáticos, percebi o quanto é importante trabalhar com os alunos as atividades tanto em sala de aula, quanto usar as tecnologias para desenvolver uma aula, a aula se torna mais prazerosa e interessante, pois os mesmos têm a oportunidades de descobrir novas possibilidades de interagir e com as pesquisas e com a aula se torna mais interessante e produtiva. Para mim sem duvida os alunos aprendem muito mais quando oferecemos a eles diversas formas de aprendizagem.
Percebi apenas que dois alunos que ainda não tem o domínio total apresentaram um pouco mais de dificuldades em realizar as atividades de leitura e produção das histórias em quadrinhos, já que ao abordar o assunto sobre histórias em quadrinhos e depois de muitas leituras de variadas formas já na sala de aula, os alunos recontaram o que leram e pesquisaram em forma de produção de histórias em quadrinhos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Atividade 2.2 Plano de Aula Pitec

UNIDADE II ATIVIDADE 2.2 PITEC.

PLANO DE AULA

TEMA: Histórias em Quadrinhos

PROFESSOR: Dirce Bitdinger

DISCIPLINA: Português

TURMA: 3º Ano do Ensino Fundamental

DURAÇÂO: 4 aulas.

ü OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um trabalho de linguagem, que leve o aluno a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante através do uso funcional da linguagem das histórias em quadrinhos.

ü OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Despertar nos alunos o gosto pela leitura, através do contato com histórias em quadrinhos.

· Ler e interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.

· Levar o aluno a pesquisar e interagir com as histórias em quadrinho no laboratório de informática.

ü JUSTIFICATIVA:

Essa aula será desenvolvida no intuito de conscientizar os alunos, quanto importância de trabalhar e conhecer histórias em quadrinhos, através da leitura, pesquisa e produção textos e ilustração. Através do mundo mágico das histórias em quadrinhos os mesmos estarão interagindo com os personagens que fazem parte das historias. Isso lhes proporcionará momentos de prazer e gosto pela leitura, produção e interpretação das histórias em quadrinhos.

ü Procedimentos metodológicos:

· Levar os alunos para o laboratório de informática para pesquisar os diversos tipos de histórias em quadrinhos.

· Levantamento do conhecimento prévio (roda de conversa);

· Leitura em voz alta de texto gibi lido pelos alunos e pela professora;

· Ordenação dos quadrinhos seguindo a seqüência temporal dos fatos;

· Releitura compartilhada estabelecendo a relação entre o texto escrito e as ilustrações dos quadrinhos;

· Pesquisa de histórias em quadrinhos ou tirinhas em jornais, livros, revistas, internet etc.

· Exploração dos diferentes tipos de balões encontrados, levando a turma a antecipar as suas finalidades e seus significados;

· Construção coletiva do conceito de balões de fala, pensamento e grito;

· Criação de história em quadrinhos apresentando os elementos verbais e não verbais;

· Elaboração de história em quadrinhos, ilustrando e introduzindo a fala dos personagens e.

· Assistir filme no data show, baseado nas histórias em quadrinhos.

ü Recursos utilizados:

· Data show.

· Laboratório de informático.

· Gibis.

· Câmera digital.

· Lápis, lápis de cor, borracha, papel A4.

· Avaliação:

A avaliação será realizada através da apreciação das histórias lidas, assistidas e produzidas. A verificação da compreensão, o desenvolvimento e o desempenho das atividades realizadas pelos alunos, tanto dentro de sala de aula quanto o interesse dos mesmos ao abordar sobre o tema no laboratório de informática. Também serão avaliados, se o aluno conseguiu compreender e valorizar o assunto abordado.

História da Mônica:

O link está disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/turma.htm>.

UnidadeII - Atividade 2.3 Pitec

ATIVIDADE 2.3

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ANÁLISE E REGISTRO DO PROJETO NA AÇÃO

Horta Escolar

Escola Municipal Guarujá

Professores: Adriana Gaviraghi Tibola, Aparecida Silvana da Silva, Dirce Bitdinger e Silvia de Almeida Silva.

Disciplina: Interdisciplinar

Turma: 1º ciclo

Duração: Ano letivo de 2011

1- Tema

O projeto Horta Escolar está sendo trabalhado com os alunos do 1° ciclo com diversas atividades relacionadas ao tema, como, pesquisa de como preparar receitas com as hortaliças, semeadura, plantio, depois acompanhamento do processo de germinação e irrigação. Paralelo a esse intervalo entre o plantio e a colheita, estão sendo trabalhados conteúdos como alimentação saudável, partes da planta, classificação das plantas, cálculos matemáticos, produção de texto e ilustrações.

2- Disciplinas

Este projeto está sendo trabalhado de forma interdisciplinar, mas o foco maior está nas disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa. O projeto foi incorporado ao PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo), pois foram buscadas diversas informações sobre o projeto através de recursos tecnológicos, como laboratório de informática e multimídias.

3- Objetivos

O objetivo principal do projeto, que é proporcionar uma alimentação saudável e colorida, vem sendo alcançado, já que algumas hortaliças estão sendo colhidas e inseridas no lanche dos alunos. Quanto ao processo de cooperação no manuseio da horta, este também está atingindo, pois todos os funcionários da escola estão envolvidos e os professores se organizaram de forma que cada ciclo ficasse responsável por determinadas etapas do projeto e depois todas as turmas participassem do manuseio e cuidados com a horta.

4- Ações

Todas as ações previstas estão sendo alcançadas, sendo destacada a estratégia de envolver cada turma em uma parte do processo de desenvolvimento do projeto, o que fez com que todos os alunos se sentissem envolvidos e responsáveis pela horta.

Quanto aos recursos, todos eles foram utilizados, sendo que a escola conta com um laboratório de informática e outros recursos de multimídias, os quais foram previstos para apoiarem as ações de realização do projeto. Estas tecnologias tiveram um papel importante no desenvolvimento do projeto, pois a cada passo do processo, os alunos eram levados ao laboratório para adquirir novos conhecimentos.

A integração dessas tecnologias ao desenvolvimento do PITEC e sua realização, aconteceu de forma satisfatória, pois os professores já têm um conhecimento de como utilizar essas tecnologias, visto que a maioria vem de uma trajetória contínua de cursos de formação tecnológica.

5- Atitudes

No decorrer do projeto valores como o trabalho de cultivo da terra, destacando a importância da agricultura para o nosso sustento e do uso correto da terra como fonte de produção, foram bastante trabalhados e também a cooperação foi uma atitude presente no decorrer de todo o processo.

6- Resultados

Os principais resultados esperados já foram alcançados. Desde o início do desenvolvimento do projeto já foram alcançados, visto que os alunos através da introdução dos alimentos produzidos na horta escolar estão aperfeiçoando os hábitos alimentares e conhecendo a importância de uma alimentação saudável, e durante o desenvolvimento das atividades todos se envolveram nos cuidados com a horta.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Atividade Módulo IX - Relações Raciais

















Atividade do Módulo IX – Relações Raciais.

Essa atividade foi desenvolvida com os alunos do 3º Ano 1º ciclo do Ensino Fundamental, sobre a coordenação das professoras Dirce e Ruth.
Primeiramente falamos para os alunos qual era o objetivo da aula, em seguida apresentamos a eles algumas palavras de origem africanas faladas no Brasil, as quais teriam que descobrir juntos o significado das mesmas. Durante a aula cada aluno teve em mãos um dicionário da língua portuguesa de modo que pudessem subsidiá-los na compreensão positiva das palavras africanas no português falado no Brasil.
Os alunos com o dicionário em mãos procuraram o significado das palavras dendê, cafuné, berimbau, acarajé, gongo e efó, e fomos colocando o significado no quadro, depois de prontas cada um copiou em seu caderno. Feito isso os alunos comentaram que já conheciam a pronuncia de algumas das palavras sugeridas, porém, não sabiam o significado e nem que eram de origem africana e disseram ainda, “que legal professora!.”

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Atividade 1.4 Pitec









































ATIVIDADE 1.4


CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

NOME DOS CURSISTAS:

Adriana Tibola; Dirce Bitdinger; Lilian Maria Rodrigues da Silva; Aparecida Silvana da Silva.

IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL: Escola Municipal Guarujá

SÉRIE: 3º ano, 4º ano “A e B”, 5ª série “A e B”

NÚMERO DE ALUNOS: 136 alunos

NÚMERO DE PROFESSORES: 04

ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa

TÍTULO DO PROJETO: Gêneros Textuais

CARACTERÍSTICAS DO PROJETO: Disciplinar

CONTEÚDOS:
Relato de experiências – (diário), carta, convite, e-mail, receitas e regras de jogo.

Textos: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, artigo de opinião, leitura de gravuras, textos reflexivos.

Produção de uma entrevista (gênero), bula de remédios, conto, poemas, notícia, conto e poema (comparação).

Estatuto, declaração de direito, resumo, resenha, letra de música, história bíblica, adivinhas, rótulos.

DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO:

OBJETIVO GERAL:
Promover a leitura, incentivar e facilitar o acesso àqueles que têm ou gostariam de desenvolver o hábito de ler, instigar e incentivar àqueles que não têm a criá-lo; apreciar a leitura; conhecer vários gêneros textuais; proporcionar o desenvolvimento das competências, habilidades e criatividade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Ler diversos gêneros textuais previamente selecionados;

- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações sobre a linguagem oral e escrita;

- Articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos, sociais, contextuais e lingüísticos;

- Produzir textos a partir das leituras e discussões promovidas na sala de aula;


JUSTIFICATIVA:

Este projeto justifica-se pela necessidade de promover a leitura dos alunos da escola, de modo que, também, o aprendizado da língua escrita aconteça prazerosamente. Torna-se relevante investigar, entender e discutir assuntos relacionados aos diversos gêneros textuais fazendo uso da língua portuguesa culta e auxiliar na construção e aprimoramento textual. Aponta-se também a necessidade de realizarmos um planejamento que estabeleça métodos convenientes e com um conjunto de procedimentos e ações que visem à realização do projeto.

Atividade 1.5 Pitec





















ATIVIDADE 1.5
PROPOSTA DE PROJETO
NOME DOS CURSISTAS:
PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELO 1º CICLO: Adriana Tibola; Aparecida Silvana da Silva; Dirce Bitdinger; Sílvia de Almeida Silva.

PROFESSORES RESPONSÁVIES PELO 2º CICLO: Divino Rodrigues Sousa ; Lilian Maria Rodrigues da Silva; Marislei Carias da Silva; Ruth P. Camargo.

IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL: Escola Municipal Guarujá

SÉRIE: 1º e 2º Ciclo

NÚMERO DE ALUNOS: 256 alunos

NÚMERO DE PROFESSORES: 08

ÁREA DE CONHECIMENTO: Todas

TÍTULO DO PROJETO: Horta escolar

CARACTERÍSTICAS DO PROJETO: Interdisciplinar

CONTEÚDOS: Preparação do solo, plantio, germinação, irrigação, tipos de alimentos, partes da planta, classificação das plantas, produção de texto, cálculos matemáticos.

DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO:

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar a comunidade escolar uma alimentação saudável e colorida, tornando um trabalho prazeroso e de cooperação no manejo da horta, com a intenção de mudar o ambiente tanto na visualização quanto na valorização pessoal dos alunos e funcionários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
• Conhecer técnicas de cultura orgânica;
• Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
• Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
• Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
• Cooperar em projetos coletivos;
• Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
• Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
• Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

JUSTIFICATIVA:

A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e alunos envolvidos.
O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
A horta surgiu da necessidade de melhorar a alimentação dos alunos e aproveitar o espaço que temos na escola também para melhorar a visão do ambiente.
METODOLOGIA
As atividades de preparação do solo e dos canteiros foram desenvolvidas pelos alunos do 2° ciclo( 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental de 9 anos). O plantio e semeadura foram realizados pelos alunos do 1º ciclo ( 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de 9 anos).
As atividades de cuidado e acompanhamento da horta foram desenvolvidas por todos os alunos e funcionários da escola.

TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Laboratório de Informática; máquina digital; aparelho de som; DVD; data show

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

www.embrapa.br
www.sme.pmmc.com.br/arquivos/ambiental/horta.doc