terça-feira, 26 de abril de 2011

Diversidades atividade 1.8

Conhecendo uma Experiência - Atividade 1.4

NÚCLEO TECNOLOGICO DE ÀGUA – MT
ENSINANDO E APERNDENTO COM AS TICS 100 HORAS

CURSISTA: Dirce Bitdinger
ATIVIDADE 1.5 – CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

FICHAMENTO

NOME DO PROGRAMA: Portal do Professor
ÁREA DO CONHECIMENTO: Relações Humanas

ESTRATÉGIAS
As estratégias utilizadas serão:
*Aula interativa; com textos informativos e atividades de caça – palavras.
*Sala de vídeo; assistir um vídeo sobre as diferenças raciais.
*Pesquisa no laboratório de Informática para pesquisa sobre: Sociedade Igualitária.

AVALIAÇÃO
* A avaliação se dará por meio da observação atenta acerca do envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala e fora de sala de aula e durante todo o processo do desenvolvimento, onde alunos serão avaliados através do desempenho individual e em grupo.

RECURSOS TECNOLÓGICOS

*Laboratório de Informática.
*Vídeo.
*Folha impressa: Link do Caça-palavras:
*Data Shown

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Diversidades Raciais

Diversidades Raciais
Atividade 1.7
Cursista: Dirce Bitdinger Tutora: Catia. Unidade: 1“Pesquisa Projeto”Tema: Diversidades Raciais.Conteúdos Curriculares Envolvidos: Relações humanas, Língua Portuguesa, História e Informática.Números de Alunos e professores envolvidos: 25 alunos. 3 professores. Professora Regente: Dirce. Recursos materiais: Textos informativos, livros, DVD, vídeos, câmera digital, TV, computador, internet, impressora, mídias locais e data show. Duração: 6 aulas
Objetivos:
Desenvolver atitudes de respeito à diversidade étnica e racial.
Participar de ações educativas que visam melhorar o comportamento de todos com relação à diversidade.
Compreender a diversidade étnico-racial e respeitá-la.
Definir conteúdos, atividades e abordagens metodológicas que tratem a cultura negra de modo trans disciplinar.
Estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas.
Avaliação:
Durante todo o processo através do comportamento, freqüência, atividades realizadas, participação, desempenho individual e coletivo, comportamento quanto ao tema que está em discutido. Ao se trabalhar com esse tema: as Diferenças a Raciais na escola, cria-se para o aluno, uma série de fatores, fatores estes essenciais na formação do sujeito verdadeiramente integrado no assunto, além disso, quando essa aula se torna é dinâmica e participativa, dá-se a oportunidade de avaliação constante, o que permite adicionar ou retirar varias conclusões como: valores, respeito, dignidade, cidadania, ética entre outros.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Momento de Reflexão (Professor e Prática Pedagógica)

Atividade 1.6
Momento de Reflexão (Professor e Prática Pedagógica)

Na sociedade do conhecimento e da tecnologia tornam-se necessário repensar o papel da escola, mais especificamente as questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem. Isso requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento. Nesta perspectiva, a melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências para lidar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio da produção de idéias e de ações criativas e colaborativas. O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental. Para isto a escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui em sala de aula, instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores que podem intervir nos fenômenos e no desenvolvimento humano.

Educação e Tecnologia

Atividade 1.3

A Educação e Tecnologia

As transformações promovidas pelo uso das tecnologias em todos os campos do conhecimento é talvez a grande ferramenta que a escola está se apropriando para resgatar o entusiasmo e as expectativas dos que a buscam. O que se percebe até então, como o uso da tecnologia na escola, agora com seu espaço moldado com laboratórios de informática, sala de vídeos, data show, entre outros equipamentos. Neste contexto, é oportuno lembrar que as transformações ocorridas no espaço escolar a partir dessa nova visão de atendimento, à demanda estudantil frente à rapidez da inovação proporcionada pela inserção das novas tecnologias no mundo globalizado também ocorre no campo pedagógico, ou seja, como trabalhar com essa nova ferramenta, tirando proveito para melhorar o ensino aprendizagem dos alunos na sala de aula. Talvez, essa seja a principal transformação que vem ocorrendo no espaço escolar, uma vez que o corpo docente ainda não se apropriou totalmente desse campo de conhecimento. Atualmente percebem-se as transformações ocorrendo na escola em todos os aspectos. É a instituição escolar que se molda para atender um público cada vez mais exigente e ansioso por tudo que se apresenta como novo. A tecnologia constitui uma destas particularidades inovadora que a escola busca, mesmo ainda timidamente, mais gradativamente vem tomando corpo e modificando o seu espaço.
E para que isso aconteça de forma gradativamente, é que as tics vieram para preparar o corpo decente para que juntos passem a trabalhar com essas novas ferramentas que vem inovando o fazer pedagógico dos professores no seu dia a dia, inserindo essas novas ferramentas para que alunos possam utilizar para melhorar se desenvolvimento em as de aula, e dessa forma melhorar o ensino aprendizagem dos mesmos.

quem sou eu

Atividade I

Quem Sou Eu Como Professor e Aprendiz?

Eu sou professora formada em pedagogia, atuo atualmente na Escola Municipal Guarujá no 2º e 3º ano. E acima de tudo sou muito feliz na minha profissão de educadora. Procuro despertar nos meus alunos a curiosidade e o interesse para o aprendizado trazendo para sala de aula inovações que os estimulem no desenvolvimento e assim prepará-los para utilizar os novos sistemas culturais que os desafiam na representação do pensamento e no seu dia a dia na escola e na sociedade. Diante das novas tecnologias, procuro me atualizar para que eu possa para que eu possa desenvolver a prática interativa e dinâmica com meus alunos onde o diálogo é fundamental para o desenvolvimento intelectual dos mesmos, ouvindo suas idéias e a expressão do pensamento dos mesmos, pois cada um tem uma maneira de se expressar, dessa forma eu ensino e principalmente aprendo muito com os alunos. A interação com os colegas também me ajudam na minha aprendizagem e através do conhecimento e da experiência dos mesmos, procuro fazer mudanças na minha maneira de ensinar, pois com o meu conhecimento e o conhecimento dos colegas de trabalho, consigo mudar minha postura e me aperfeiçoar ainda mais para melhorar meu ensino aprendizagem e o ensino aprendizagem dos meus alunos. Sei da grande responsabilidade que tenho enquanto educadora, procuro estar sempre me atualizando e inovando minha experiência didática, não é fácil, pois são muitos desafios que nós educadores temos que enfrentar, mas temos que estar preparados para vencer esses desafios e deixar de lado alguns medos do novo, e passar a encarar o novo com uma grande aprendizagem para nós educadores e para nossos alunos.

Reflexâo do Professor Dr Ladislau

Atividade 1.2
Anotação aluno: Reflexão do Professor Dr.Ladislau Foi muito importante a fala do professor Dr. Ladislau Dowber,ele faz uma análise muito precisa quanto as tecnologias e a educação, a escola precisa ser mais organizadora do que lecionadora, porque as informações tecnológicas hoje são muitase a cada dia vem aumentando a carga de trabalho dos professores. Quando nos deparamos com algo novo, ficamos assustados e apreensivos pois tudo que é novo causa certa insegurança, só que para acompanhar as essasese rítmo acelerado que se tornou a vida dos professores temos que acompanhar as mudanças tecnológicas e como não podemos estar sempre atrás e preciso repensar nossa condição enquanto professor tanto mudanças em comportamentos quanto em tecnologias que antes não se ouvia falar, agora é tudo mais rápido e prático para alguns, enquanto outros encontram muitas dificuldades.

Atividades desenvolvidas pela Professora: Dirce- MóduloII


Atividade Módulo II

Essa aula foi desenvolvida com os alunos do 3º ano do ensino fundamental. As atividades deram inicio no laboratório de informática, onde os alunos fizeram uma pesquisa sobre as diferenças raciais, preconceitose diversidades culturais, em seguida ainda no laboratório, leram o texto da literatura infantil e assistiram ao vídeo sobre o qual tinha como título “Menina Bonita do Laço de Fita” logo após voltamos para sala de aula para dar continuidade a nossa aula. Na sala de aula, formamos uma roda de diálogo na qual os alunos comentaram sobre o tema que leram e ao vídeo que assistiram.

Falamos também do assunto como: de onde vieram os negros, como eles viviam antes de se tornarem livres, como viviam e vivem os índios nos dias de hoje, e de como são vistos os portadores de necessidades especiais na sociedade de hoje. Acredito que essa aula tenha sido de grande importância para que os alunos possam levar a sério a questão das diferenças, e que essas diferenças existem e devem ser respeitadas e valorizadas.O objetivo maior dessas atividades foi de levar para dentro de sala de aula, e assim conseguir mostrar para os alunos valorizarem a questão das relações raciais, e que esses valores devem ser respeitados por todos independentes de raça, cor e religião. Após o término os alunos registraram a aula através de desenhos e produção de texto coletivo.